#RPGaDay2015 – Dia 18: RPG de ficção científica preferido

logo #RPGaSAY2015Este é um post da gincana virtual #RPGaDAY2015. É uma campanha interessantíssima que visa fomentar a discussão sobre RPGs na rede. Clique na imagem ao lado para alcançar uma página onde eu explico melhor a respeito desta brincadeira. Se você gostou da idéia, participe você também! Não precisa ter blog. Pode soltar a sua opinião nas mídias sociais e comentar quando ver esse tipo de artigo. O importante é fomentar o debate, não importa muito o meio.

Seguindo o que eu havia prometido no dia 10, vou apontar uma resposta nacional e outra internacional. Vamos lá?

RPG de ficção científica preferido (Nacional): Invasão 1ª Edição

Capa InvasaoInvasão é um RPG muito legal. Eu não sou muito fã do sistema de regras, mas nem isso foi o bastante para me fazer desistir desse jogo. O clima que ele passa é muito bom, com um ótimo arremate da letalidade do sistema. Um problema que eu sinto que afetou a 2ª edição do jogo: eu sinto como se o paradigma do jogo tivesse mudado de um esquema mais Arquivos-X (com maior ênfase em investigação e sobrevivência) para um estilo mais M.I.B., na qual você tem que chutar as bundas dos alienígenas que encontra. Porém, as regras ainda me parecem mais voltadas ao primeiro estilo. Então, das poucas vezes que joguei a segunda edição, só me serviu para me convencer mais que a melhor abordagem para o jogo está em sua edição original.

É um jogo bem velhinho e bem datado, além de difícil de encontrar para comprar. Mas se você conseguir encontrar um exemplar usado, eu recomendo a compra. Nem que seja só para servir de inspiração para jogar usando um novo sistema (eu recomendaria GURPS ou Fate).

RPG de ficção científica preferido (Internacional): Cyberpunk 2020

Capa Cyberpunk 2020Há todo um debate se esse jogo poderia ou não ser considerado de ficção científica (por pecar na parte “científica” do termo), além de também poder ser debatido se ele pode ser considerado propriamente Cyberpunk – por conter opções de jogo/personagens nas quais você não está à margem, mas sim é um membro ativo do Estabelecimento, o que iria contra o componente de revolta esperado em histórias do gênero. Adicionalmente, há muitos que acusam este jogo de pegar pesado no lado “Style over substance” (estilo acima do conteúdo) e terminar sendo mais um jogo poser do que um cyberpunk real, onde as dicotomias mostradas e a ultraviolência servem ao propósito de nos levar a ponderar sobre a condição humana e a nossa própria desumanização frente aos avanços da sociedade, com o nosso individualismo levando à uma desvalorização da vida humana. Talvez sendo resumido com a idéia de que a nossa busca nihilista de definição de quem somos nos faça ser demasiadamente orientados pelo desejo de quem queremos ser, nos fazendo perder a essência de quem nós realmente somos em algum lugar do caminho da construção da auto-imagem.

Bem. O Cyberpunk 2020 finge que vai abordar todas estas questões em sua introdução. E depois oferece o dedo médio em riste para todo esse debate e nos oferece um cenário de ultraviolência futurística concentrado em se entupir com a maior quantidade possível de aprimoramentos cibernéticos sem ter um colapso nervoso e matar seus inimigos da maneira mais sangrenta possível – porque se você não o fizer, eles farão isso contigo.

Enfim, é um jogo divertidíssimo, com regras bem legais, catálogos enormes de equipamentos e imagens bem inspiradoras. Tudo o que você poderia querer de um jogo dos anos 90. E ele ainda apresenta as regras de fluxo-vida: uma forma de definir aleatoriamente, com o rolar de dados, os eventos que aconteceram em seu passado. Algo razoavelmente comum hoje em dia, mas que me parecia bastante novo na época e com certeza oferece um potencial muito bom de diversão.

Anúncios

Sobre CF

A fellow brazillian player.

Publicado em 18/08/2015, em Opinião e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: