#RPGaDay2015 – Dia 7: RPG gratuito favorito

logo #RPGaSAY2015Este é um post da gincana virtual #RPGaDAY2015. É uma campanha interessantíssima que visa fomentar a discussão sobre RPGs na rede. Clique na imagem ao lado para alcançar uma página onde eu explico melhor a respeito desta brincadeira. Se você gostou da idéia, participe você também! Não precisa ter blog. Pode soltar a sua opinião nas mídias sociais e comentar quando ver esse tipo de artigo. O importante é fomentar o debate, não importa muito o meio.

Nemesis

Nemesis é um jogo de horror com grande inspiração nos mitos do Cthulhu, porém com uma pegada mais genérica. Ele não apresenta um cenário próprio, mas sim um sistema básico criado a partir do ORE (One Roll Engine – o sistema de jogos como Godlike e Wild Talents), criado por Dennis Detwiller e Greg Stolze (o autor do Unknown Armies).

Capa NemesisEste sistema é extremamente rápido e flexível, além de ser bem fácil de aprender. Ele também é bastante mortal, do tipo em que seu personagem pode morrer com um só acerto. Basicamente, ele usa um vários d10, parecido com o Storyteller. Porém, o resultado da rolagem é definido por dois parâmetros: a altura (valor tirado nos dados) e a largura (quantidade de resultados iguais obtidos na rolagem). A altura define o quão rápido seu personagem faz a ação, e a largura o quão bem ele a executa. Então, ao rolar, digamos, 4d10 e tirando 9, 6, 6, e 3, você pode escolher se quer usar o 9 como resultado, indicando ter feito algo muito rápido, mas meio mal-feito; ou usar os dois 6 que tirou, indicando uma ação não tão rápida, mas com maior qualidade. E, de acordo com a situação, você deve pesar se é mais importante agir rápido ou com perfeição.

Além disso, o sistema inclui um “medidor de loucura” retirado do Unknown Armies que é uma forma bem interessante de lidar com a loucura, um mal comum em jogos de terror.

Infelizmente, não há versão em português. Mas se você consegue ler inglês, vale a pena dar uma olhada neste sistema. Ele é realmente muito legal.

Você pode baixar ele gratuitamente aqui.

Anúncios

Sobre CF

A fellow brazillian player.

Publicado em 07/08/2015, em Opinião e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: