D&D: Considerações sobre a pesquisa de Junho de 2015

Original: D&D Monthly Survey (28/07/2015) da Wizards of the Coast. Por Mike Mearls.

D&DMais uma vez, é hora de raciocinar em cima do que vocês acham do D&D.

Na última vez pedimos para vocês nos dizerem quais cenários, conceitos e raças de personagens clássicos vocês queriam ver atualizados. Conforme esperado, parece que muita gente se interessa por esses tópicos, então tivemos a maior quantidade de votos de uma pesquisa desde quando começamos com elas. Então, o que aprendemos?

A popularidade dos cenários da pesquisa formou três grupos distintos. Como esperado, os cenários mais populares das edições anteriores mantiveram-se como os mais votados desta vez, com Eberron, Ravenloft, Dark Sun, Planescape e Forgotten Realms próximos em termos de popularidade. Greyhawk, Dragonlance e Spelljammer ficaram no segundo grupo de popularidade, seguidos mais de longe pelos demais cenários. Eu sinto que Spelljammer sempre ficou bem atrás no quesito popularidade, sendo do tipo de cenário que você ama ou odeia de acordo com seus gostos. Greyhawk e Dragonlance são cenários bem parecidos com os parâmetros que seguimos quando criamos os livros básicos da quinta edição, e por isso é bem fácil jogar neles usando o material das edições anteriores. Dos cinco cenários mais populares, quatro precisam de quantidades significativas de material novo para funcionarem, e o quinto é o nosso cenário mais popular.

(Algumas pessoas perguntaram nos comentários a respeito de Al-Qadim, por ele não haver sido incluso na pesquisa. O motivo é que nós encaramos ele como parte do cenário de Forgotten Realms. E por que nós colocamos Kara-Tur na lista? Porque a gente errou!)

Antes de abordar a pergunta sobre os tipos de personagens, é importante frisar como nós lidamos com esta questão. A palavra “tipo”, em oposição a “classe”, é um componente-chave desta pergunta. Os conceitos incorporados por um Warden ou Runepriest podem ser classes de personagens, ou subtipos dentro de uma classe pré-existente. Para qualquer tipo de personagem, nós tentaremos algumas formas diferentes de design e veremos o que funciona melhor.

O artíficer, o xamã e o alquimista ficaram bem no topo da pesquisa. O alquimista ter ficado no topo é particularmente notório porque nós nunca apresentamos ela como uma classe num Livro do Jogador antes. Meu game designer maluco interior pensa que todos os três tipos de personagens poderiam ser representados por uma única classe (imagine um xamã que prende espíritos em objetos para criar talismãs). Mas isso pode ser só toda a cafeína que consumi hoje falando.

A maioria das opções restantes ficaram agrupadas 10 a 15 pontos abaixo das três primeiras. Eu acho que o samurai é um bom exemplo de como lidaremos com elas, provavelmente apresentando-as como opções para as classes existentes. Por exemplo: o samurai poderia ser um arquétipo de guerreiro que eu chamaria por enquanto de defensor devotado – um personagem cuja obediência a um código de conduta e lealdade perene o tornariam uma força implacável numa batalha.

As raças caíram em três grupos de popularidade, com o thri-kreen, o goblin e o aasimar no topo – uma mistura interessante. Em minhas campanhas, eu tenho visto pessoas jogarem de goblins pelo alívio cômico. Thri-kreen são difíceis de modelar de acordo com as raças existentes, mas eles são fundamentais para o cenário de Dark Sun. Aasimares seriam bastante divertidos de trabalhar. Pessoalmente, eu gostaria de ver eles tão interessantes e atrativos quanto os tieflings. Pode ser a minha inclinação mostrando-se (aasimares são a minha raça preferida), mas é fácil fazer os caras bons serem entediantes. Eu adoraria remodelar um pouco o aasimar, dando à raça algumas características únicas e um visual mais parecido com o de um vingador sagrado pronto para chutar bundas.

O segundo grupo de raças mais populares inclui homens-gato, devas, githyanki, githzerai, gnolls, meio-gigantes, hobgoblins, kender, kobolds, homens-lagarto, pixies e revenants. Pessoalmente, eu adoraria simplesmente pegar os rakasta de Mystara e torná-los a raça de homens-gato padrão, mas todas estas raças possuem grandes legados que precisam serem adereçados. As raças menos populares também possuem chances de serem consideradas, mas elas estão no fim da fila da equipe de Design & Desenvolvimento – e pode ser que outras raças, que não apareceram na pesquisa, terminem furando a fila na frente destas.


 

A Pesquisa Mais Recente

Neste mês, a nossa pesquisa concentra-se na classe Mystic e o primeiro rascunho das regras de psiônicos para a quinta edição. Sua ajuda é uma ferramenta valiosa que nos ajuda a orientar a forma como desenvolvemos novo material para o D&D. Se você ama as regras, as odeia ou tem algum problema específico com elas que queira nos apontar, venha nos informar.

 

Anúncios

Sobre CF

A fellow brazillian player.

Publicado em 28/07/2015, em Opinião e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: