Quem faz as aventuras do D&D?

D&DExistem agora três grandes módulos de aventura para o D&D 5ª Edição. Tem a campanha em duas partes Tyranny of Dragons produzida pela Kobold Press; tem a Princes of the Apocalypse, do Sasquatch Game Studios; e tem a iminente Out of the Abyss, da Green Ronin Publishing. Todas elas são aventuras oficiais produzidas para a Wizards of the Coast por outras empresas. Mas como funciona este arranjo? Qual é a relação entre a companhia produzindo o material e a companhia responsável pela publicação? Jeremy Crawford, da Wizards of the Coast, disse ontem ao site EN World que o termo “terceirização” não descreve bem o funcionamento deste acordo.

Capa da Out of the Abyss, a próxima saga do D&D.

Capa da Out of the Abyss, a próxima saga do D&D.

Quando o EN World perguntou ao Wolfgang Baur, da Kobold Press, sobre o processo de produção, ele respondeu que “as aventuras da 5E são produzidas com uma combinação do trabalho do estúdio e supervisão da WotC“. Ele ofereceu então alguns detalhes a respeito do processo, frisando as idas e vindas do produto entre as empresas: “nós fazemos uma parte do trabalho, então recebemos um feedback da WotC sobre informações oficiais de cenário, funcionamento das mecânicas. E então a gente produz um pouco mais, e então pega o feedback com uma porção de playtesters. E então nós entregamos mais uma versão para receber feedback sobre a arte e layout. E por aí vai. É interativo…” Então, a colaboração é uma característica presente em todo o processo de desenvolvimento.

Ele descreve o trabalho da Kobold Press como “a parte mais braçal de design, desenvolvimento e edição” com a WotC apresentando “críticas fundamentais e norteando o caminho que eles querem seguir“.

Voltando ao presente, Jeremy Crawford observa que “É bizarro ver que alguns usuários do ENWorld confundem nossos trabalhos colaborativos com terceirização. Cada livro é um esforço em conjunto.” A parte que cabe à WotC não é apenas aprovar o livro em diversas etapas; de acordo com ele “Nossas avaliações são profundas. Nós criamos a história e o conceito da arte. Nós escrevemos pedaços dos livros. Nós desenvolvemos as mecânicas. Etc!” Ele ainda aponta que a página de créditos do produto aponta quem fez o quê.

Então está aí. Os livros não são apenas terceirizados para outras empresas no sentido comum do termo, eles são resultado de um trabalho colaborativo de ambas as empresas.

Fonte: EN World | Who Makes WotC’s Adventures?

Anúncios

Sobre CF

A fellow brazillian player.

Publicado em 23/07/2015, em Opinião e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: