Bladesingers – os campeões do modo de vida élfico

D&DBladesingers são campeões de sua raça. Eles buscam tornarem-se exemplos vivos de tudo aquilo que os elfos representam: arte, graça, beleza, magia e mortalidade. Seguindo um treinamento rigoroso, eles aprenderam a misturar a maetria sobre armas e magias para tornarem-se guerreiros mortais. Tudo isso para serem agentes importantes das causas de sua raça. Dedicando suas vidas à lutar pelos elfos e jurando livrar o mundo dos inimigos de sua raça. O caminho do bladesinger é bastante nobre, mas também é um caminho bastante difícil.

Eis um breve guia de como fazer um com as regras disponíveis do D&D 5e.

O Estilo Bladesong

Os elfos possuem um estilo de luta secreto conhecido como Bladesong, a canção da lâmina. Há quem diga que o estilo receba este nome pela música que alguns elfos cantam baixo enquanto lutam, como se não estivessem de fato lutando, mas sim acompanhando os movimentos de uma música que eles decoraram há muito tempo. E, de fato, ao ver um bladesinger lutar, é muito difícil não comparar seus movimentos aos de uma dança elaborada. Eles não fazem movimentos simples e curtos, mas sim fazem o tempo todo manobras complexas e longas que parecem posicioná-los da melhor maneira possível para evitar, ou amenizar, os ataques de seus inimigos enquanto preparam-se para o contra-ataque.

Claro. Ver um bladesinger lutar é algo raríssimo, posto que os instrutores deste estilo de luta jamais ensinam não-elfos (nem mesmo meio-elfos). E mesmo dentre os elfos, encontrar um professor de Bladesong é uma tarefa dificílima.

E o Bladesinger

Fonte: Complete Warrior

Fonte: Complete Warrior

Nem todo praticante do Bladesong é um bladesinger. Existem os praticantes do estilo de luta bladesong, que são elfos que tiveram um treinamento rudimentar do estilo como parte de sua preparação marcial (em termos de jogo: escolheram o estilo de luta Duelista e/ou Defesa – opções disponíveis para guerreiros, paladinos ou rangers – e favorecem o uso de uma arma com a propriedade finesse). E existem aqueles que dedicaram suas vidas inteiras ao aprimoramento do estilo Bladesong. Apenas os segundos podem ser considerados Bladesingers.

Bladesingers são facilmente identificados pela graça de seus movimentos e pela altíssima qualidade e beleza das armas que escolhem. Normalmente eles também deixam a tatuagem do estilo de bladesong que praticam à mostra. Existem estilos de bladesong especializados em cada arma, todos representados por animais: a aranha representa o estilo dos que praticam com a adaga, leopartos e outros grandes gatos representam os praticantes da rapieira, falcões e aves de rapina representam os que usam cimitarras, lobos representam os praticantes da espada curta e serpentes representam os praticantes que usam chicotes. Existe grande rivalidade entre os praticantes de armas diferentes, cada um defendendo que seu estilo é o mais mortal, e por isso mesmo, um bladesinger sempre estudará e praticará o manuseio apenas da arma escolhida de seu estilo. Usar outra arma é visto como uma grande falta de decoro e respeito pela memória de seus ancestrais que treinaram e aprimoraram aquele estilo específico.

No geral, bladesingers são figuras importantes e respeitadas dentro de quaisquer comunidades élficas.

Fazendo o Bladesinger

Para criar um Bladesinger, você precisa fazer as seguintes escolhas:

  • Atributos: Favorecer Destreza (CA, Ataque e Dano com armas de finesse) e Inteligência (CD das magias). Apesar de ser guerreiro, esqueça a Força;
  • Raça: Elfo (recomenda-se fortemente o Alto Elfo, mas pode escolher outra sub-raça se preferir);
  • Classe: Guerreiro;
    • Estilo de Luta: Duelista ou Defesa;
    • Arma Escolhida: Qualquer uma com a qualidade finesse (rapieira é a mais comum);
    • Arquétipo Marcial (no 3º nível): Cavaleiro Arcano;
  • Antecedente: Artista ou Nobre.

Basicamente, esta combinação permitirá que você já combine um pouco de magia e combate armado desde o primeiro nível (graças ao truque da lista de mago que o Alto Elfo pode escolher). A Destreza alta combinada com uma armadura leve ou média deve proporcionar ao seu personagem uma CA razoável, que você pode aumentar em +1 caso escolha Defesa como seu estilo de luta; além de ser bem aproveitada nos ataques e dano quando usar armas com a propriedade finesse, cujo dano sobe ainda mais caso escolha o estilo de luta Duelista. Além disso, lutar com uma arma de uma mão e a outra mão livre é bom para quem precisa lançar magias em combate, porque torna mais fácil manusear os componentes materiais.

O antecedente Artista ou Nobre vai refletir a criação de seu personagem. Se ele for Artista, provavelmente fará mais o estilo Campeão do Povo, e a vantagem de receber alojamento em qualquer lugar que vá pode ser refletido como hospedagem em uma casa élfica como forma de gratidão por um campeão da raça vir visitar a região. Já o Nobre reflete uma origem mais privilegiada, talvez de alguém que efetivamente foi nascido para ser treinado neste estilo – talvez agindo mais por uma questão de noblesse obligé que por compaixão com seus irmãos elfos.

Quando o personagem atingir o 3º nível, basta escolher de arquétipo marcial o Cavaleiro Arcano. Como a maioria de suas magias será de Abjuração (que quase nunca precisam de teste) ou Evocação (que são as magias de dano, que possuem teste), você pode orientar a sua progressão de acordo com o seu papel no grupo:

  • Se for um personagem mais feito para defender os coleguinhas e absorver dano, o negócio é escolher mais magias de Abjuração e priorizar Destreza e Constituição, aumentando a sua CA, ataques físicos e quantidade de pontos de vida;
  • Se for um personagem mais feito para causar dano nos inimigos, escolha mais magias da escola de Evocação e priorize a Destreza e a Inteligência, para aumentar a precisão e dano de seus ataques, bem como a dificuldade para resistir aos efeitos de suas magias.

E pronto. De uma forma resumida, é assim que eu recomendo fazer um bladesinger no novo D&D. O que achou? Acha que a opção de personagem está bem representada ou falta alguma coisa para deixá-lo mais com a cara do bladesinger? Não se esqueça de dar uma olhada na lista de magias do Cavaleiro Arcano (em inglês), para auxiliar você na escolha das magias.

Anúncios

Sobre CF

A fellow brazillian player.

Publicado em 01/07/2015, em Dicas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: